terça-feira, 14 de julho de 2009


Heavy Metal Não É Só Barulho!!!

Ontem, 13 de julho, dia mundial do Rock, estava em Madrid e fui assistir o Metallica na tour do Death Magnetic. 
Foi minha segunda vez. A primeira foi em 1999, em POA.

Claro que simplesmente por ser Metallica e por estar na mesma cidade que eles a presença no show é obrigatória. Mas além disso estava curioso por outros motivos: o palco no meio do estádio funciona como no DVD? os caras ainda tem aquela postura arrogante que eu vi 10 anos atrás? a banda ainda é uma das grandes?


Respondi a todas as perguntas com um grande SIM!


15 mil pessoas (lotado) assistem e participam de todo o show. São 10 microfones onde James, Kirk e Robert se revezam enquanto se distribuem por todo o palco. Pobre do cara da luz que precisa caçar os caras a noite inteira. A bateria do Lars também gira, e há muitos efeitos de luz e fogo. Fora os 4 caixões suspensos sobre as laterais. O som é perfeito e as músicas viram um massacre. É muito legal. E parece que a banda vai lançar um DVD novo este ano. 

Sim, os caras são arrogantes. Porque sabem que são muito bons. O profissionalismo é gritante. A banda musicalmente é impecável. Parece que tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Não tem muito espaço pra improviso. Metallica é uma marca, eles têm um produto pra vender e fazem tudo direitinho pra isso. O recado é dado e muito bem dado. Uma porrada atrás da outra. 

Claro que a banda ainda é uma das grandes. Saindo do show ontem estava pensando...são mais de 12 albuns, ao vivo, tocando covers, junto com orquestra, mudando de estilo a cada disco inédito, e sempre com um caminho muito bem planejado.
Nestes mais de 25 anos de estrada lotando estádios nunca saíram do mainstream. Perderam fâs do trash metal no "Black Album" mas ganharam aí os do hard rock. Mais tarde no St. Anger alguns desses voltaram.
Trocaram duas vezes de baixista e sempre adaptaram a banda muito rapidamente. 

Ontem eu vi muitas mulheres no show. E não eram só as metaleiras. E tinha criança também. 
Enfim, como o próprio James Hetfield comenta com sua voz de trovão durante o show: "Vocês fazem parte da família Metallica!". 
A banda é popular sim e não tem nenhum problema nisso. Na verdade eu acho que o Metallica é uma empresa com 4 gerentes muito bons. Até dvd com eles brigando vende.
Alguém já viu o "Some Kind of Monster"?

Ontem fui a um show de heavy metal que não é só barulho. O Metallica é a prova viva disso.



4 comentários:

Fred Zara disse...

Que inveja! Gosto muito desses caras há muito tempo e pales mais improváveis situações nunca consegui vê-los ao vivo, sempre fiquei no 'quase'! Me lembro de uma entrevista do Hetfield quando eles voltaram com St. Anger e iriam se apresentar no Live 8, 'Fuck politics!'. Pra mim resume bem a filosofia da banda...

Diogo disse...

Esse eu tinha vontade de assistir! Gostei do setlist, apesar de achar que Fade to Black não pode faltar em um show do Metallica. Mais um showzaço no teu currículo, Marcelo!

Unknown disse...

Meus amigos - è um show para se ver nesta curta vida...mas acho que a banda acabou a alguns anos......estão cumprindo tabela....

Heavy Metal foi o que fiz hoje - arranquei 2 dentes..isso é atitude de roqueiro..não vejo mais isso.

Rock n roll em decadência.....(ainda aguardando aquele novo soco no estomago - de alguma banda que deve estar tocando em alguma garagem.)

Marcelo disse...

Sensacional Múcio....sensacional....