segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Huge Buddy...

O Blues é um dos estilos pelos quais tenho mais afeição. Não dá pra explicar muito, mas tem a pegada forte do rock n roll, com a diferença de que cava mais fundo na angústia e no punch guitarrístico. É o professor do rock, o precursor do solo chorado, carregado de sentimento. Como os grandes nomes do estilo já estão velhinhos ou morreram, sobram poucos para podermos ver ao vivo.

Há uns 10 anos atrás, tive o prazer de ver o Buddy Guy tocar ao vivo em São Paulo. Sou fã do BB King, do Clapton, do Stevie Ray Vaughan, entre outros. Mas naquele show eu fiquei completamente hipnotizado. Difícil descrever, mas é o negão fera aparecer com seu macacão e sua guitarra de bolinhas, que você automaticamente o venera e o respeita com um mestre da música. Ele tocava absurdamente bem, cantava a um metro do microfone com voz de trovão, conduzia o público com extrema facilidade...chegou a entrar no banheiro feminino pra solar na guitarra. Um êxtase que só o blues traz pra você. Justamente porque é uma lamentação tentando ver um lado bom da história.

Por que o post? Porque estava assistindo Shine a Light novamente, e é impressionante ver que não há páreo para os grandes mestres do blues. Ele rouba a cena, é respeitadíssimo pelo Keith Richards, e sai do palco sobre a saudação de Mick Jagger: "Buddy Motherfucker Guy".

Isso é blues. 3 minutos e você já sente o peso da bigorna na cabeça. Ou como diria meu amigo Diogo, o soco no estômago.

2 comentários:

Marcelo disse...

Buddy Guy é meu herói!! Quero ser negro e nascer em Louisiana.
O melhor disco do cara é "Damn Right, I've Got the Blues". Obrigatório.
E vejam esse clipe:
http://www.youtube.com/watch?v=mTyC7Z96_-I
É ou não é R'nR??

Renan Pinto disse...

Buddy Guy é um gênio! Sou muito fa de blues, pois o bom Rock and Roll é baseado nele. Aquele rock que nao tem base blues nao é de boa qualidade. Mas voltando a Buddy Guy, um amigo uma vez o viu e o definiu como o único guitarrista que é capaz de realmente fazer sexo com um guitarra. Isso mesmo: tirar a roupa, beijar todo o corpo, sentir a pele e o cheiro febril e, finalmente, gozar. Essa é a relacao entre Buddy Guy e a guitarra! PS. No final da participacao de Buddy Guy neste show dos Stones, Keith Richards lhe presenteia com sua Telecaster. Nada mais justo que entregar uma gata para aquele que realmente sabe amar uma mulher!