terça-feira, 8 de setembro de 2009

Clapton is God


Comprei o vinil, Layla and Other Assorted Love Songs, do Derek and the Dominos, banda formada por Eric Clapton, Bobby Whitlock (teclados), Carl Radle (baixo) e Jim Gordon (batera). Todos tocaram junto com Clapton no Delaney, Bonnie & Friends. Quanto mais ouço Clapton, mais me apaixono e me dou conta de que o cara é sobrenatural! É um dos principais deuses do Olimpo do Rock! A genialidade de Clapton se mistura com a sua humildade. Ao saber que Duanne Allman estaria tocando em Miami em um show do Allman Brothers, Clapton pede para assistir ao show para ver o talentoso líder do Allman debulhando notas em sua Gibson Les Paul e imediatamente fica perplexo ao ver a técnica de Duanne, principalmente, ao tocar slide. Diz a lenda que Duanne, ao olhar para baixo e perceber que Clapton estaria na primeira fila assistindo ao show, parou de tocar por alguns segundos tamanho o susto ao ver que um de seus ídolos estaria presenciando seu “humilde” concerto. Dickey Betts (Allman Brothers), sem entender porque seu companheiro de banda havia parado de tocar, tentou camuflar a falta do som da guitarra de Duanne, mas, ao perceber também que Clapton estaria na platéia, virou as costas e fez a maior parte do show desse jeito. O Deus Clapton tem esse poder de hipnotizar aos que o ouvem, ou de amedrontar àqueles que querem seguir seus passos. Duanne não tinha com o que se preocupar! Durante as gravações do disco, Clapton babava ao ver Duanne tocar e vice-versa! O respeito e admiração eram mútuos! Reparem na sincronia da guitarra de Clapton com a de Duanne em Layla... Simplesmente brilhante! (Duanne merece um post no futuro com certeza!) Ah, já estava esquecendo, vale a pena ouvir a versão de Little Wing de Hendrix, outra prova da genialidade de Clapton.
Bom, voltando ao vinil, que obra prima. Lindo disco, musicalmente e artisticamente! A capa trazia a pintura de uma loira com flores, referência a Pattie Boyd, mulher de Harrison com quem Clapton estava apaixonado. A música Layla também é em homenagem a Pattie (outras homenagens a ela viriam no futuro, como Wonderful Tonight, por exemplo). Derek and the Dominos é mais um disco provando a maestria de Clapton. Não me canso de escutá-lo e de descobrir coisas novas em seu som! Concordo com a foto acima: CLAPTON IS GOD!

Layla com Clapton e Duanne Almann

Um comentário:

Bruno Chiarelli disse...

Disco mega do cacete! Tenho o mesmo vinil..hehehe...isso com certeza multiplica a qualidade da experiência, especialmente com aquelas caixas estéreo bem pesadas. Interessante lembrar que o Clapton ia à casa do George pra ver a mulher dele...