quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Vikings...

Voltei, depois de duas semanas passeando pela gélida Escandinávia. O turismo foi ótimo e também serviu pra confirmar in loco o conceito de que os vikings são rock n' roll, e dos mais ferozes.
Passeando pelas capitais, e mesmo pelas cidades menores, é comum encontrar músicos de rua com repertórios respeitáveis.

Aqui um vídeo que eu fiz em Gotemburgo de um grupo de adolescentes passando o tempo numa tarde qualquer:


Esquecendo um pouco a qualidade, é genial ouvir Hotel California enquanto compramos um imã de geladeira ao invés da dupla indígena Coshise e Naische tocando os hits da Bolívia e Paraguai.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de gente (adolescentes, adultos, senhores) com camisetas de bandas de metal obscuras. Me senti na Osvaldo Aranha 10 anos atrás. Sabia que essas terras nórdicas eram berço da linha mais agressiva do metal. É da Noruega a banda de black metal Mayhem, precursora do movimento Inner Circle, que nos anos 80 queimava igrejas, e que teve dois integrantes mortos, por suicídio e assassinato. Gente finíssima.

Claro que a cultura lá também é muito influenciada pelos britânicos, e que o fato de serem bilíngues ajuda. Mas acho que o clima favorece. Rock vem do frio, da chuva, da neve. Vamos traçar uma linha pela América: o rock vai enfraquecendo ali pelo meio do México e só volta com força perto da Argentina. Taí, rock é uma questão climática.

E o próximo vídeo diz tudo. Olha só o Papai Noel dos caras:


Foi massa. Nos próximos posts volto falando mais das bandas de lá.
Abraço!!

3 comentários:

Unknown disse...

Muito show esse papai noel....

Bruno Chiarelli disse...

Papai noel heavy metal...fodam-se as crianças, me tragam mais cerveja!

Diogo disse...

Esse é o Papai Noel que pedi a Deus...