quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Solos Inesquecíveis: November Rain

De vez em quando, decidi que vou colocar algumas músicas aqui no site pra relembrarmos solos memoráveis de guitarra. Não precisa ser nada muito rebuscado, nada muito técnico. E, ah!, focaremos em solos de rock n roll, que é o assunto principal deste humilde blog. Fãs de jazz puro e amantes da música clássica: Beethoven e Miles não entram na série.

Dedico este primeiro post da série para November Rain, do Guns n Roses. É sério! O Slash, além de ser um guitarrista fantástico, é simples e tem bom gosto. Quando eu digo simples, é porque ele tira melodias de escalas descomplicadas. Explicando melhor: é um cara que faz um feijão com arroz de primeira qualidade, simples e de alto nível.

Lembro que eu gravei na MTV o clipe, que por si só já é antológico. A música vai crescendo, e vai mostrando a trágica história da chuva de novembro. O Axl no piano, clipe com parte ao vivo, no Carnegie Hall, e parte gravada, simplesmente foda!

E aí vem a hora de que todo guitarrista gosta: o solo! O cara passa a música se contendo, andando na linha, marcando ritmo. E agora? "Agora eu vou quebrar tudo!". Em November Rain, o solo do Slash simplesmente massacra tudo pela frente, com uma daquelas melodias que sabemos assobiar até hoje se alguém nos perguntar.

Lembro que prestava atenção no Slash durante o clipe. Reparem que há 3 solos na música, ou 1 em 3, sei lá. Eu rebobinava a fita (estamos ficando velhos!) pra ver o Slash de novo saindo da igreja e tocando guitarra no vendaval de areia. A câmera em círculos é sensacional, e o solo é muito poderoso. Detalhe: o clipe custou 1,5 milhão de dólares, e está no top 10 dos mais caros da história.

Já na parte final, Slash realiza outro sonho guitarrístico, subindo no piano para detonar um solo final, em compasso com o velório na música. Podemos até abrir um debate a respeito, mas não me vem na memória um solo tão incrível no rock depois da era Guns. Deve haver algum, com certeza, mas esse foi tão marcante que fica difícil escolher um mais contemporâneo.

Um comentário:

Diogo disse...

Gostei da idéia da seção para solos inesquecíveis. Abriria com outros solos, mas November Rain tem seu valor! Tenho certeza que muitos posts ~partirão dessa tua idéia, afinal de contas, temos Page, Hendrix, Clapton, Blackmore entre outros com verdadeiras pérolas quando se trata de solar! Grande post!